Portuguese English French German Spanish

UGT-ALGARVE

III CONGRESSO DA UGT-ALGARVE

CONVOCATÓRIA

                                                                                                                                                                 

Nos termos do n.º1 do art.º 19º dos Estatutos da UGT-ALGARVE, convoco o III CONGRESSO da União Geral de Trabalhadores do Algarve (UGT-Algarve) a realizar no dia 2 de junho de 2018, pelas 9 horas e 30 minutos, no Salão Nobre dos Paços do Município de Faro, sita no Largo da Sé, em Faro, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

 

  1. Ratificação do Regimento do Congresso (alínea e) do n.º1 do art.º17º dos Estatutos da UGT-Algarve);
  2. Apresentação e votação do Relatório de Atividades do Secretariado (alínea a) do n.º1 do art.º17º dos Estatutos da UGT-Algarve) referente ao quadriénio 2014/2018;
  3. Apresentação e votação do Programa de Ação para o quadriénio 2018/2022 (alínea a) do n.º1 do art.º17º dos Estatutos da UGT-Algarve);
  4. Revisão dos Estatutos da UGT-Algarve (alínea d) do n.º1 do art.º17º dos Estatutos da UGT-Algarve);
  5. Eleição dos Órgãos Estatutários da UGT-Algarve para o quadriénio 2018/2022 (alínea b) do n.º1 do art.º17º dos Estatutos da UGT-Algarve): Mesa do Congresso e do Conselho Geral, do Secretariado e do Conselho Fiscalizador de Contas.

 

Faro, 26 de março de 2018

 

O Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Geral da UGT-Algarve,

João Carlos Carreira Esteves

regulamento eleitoral 3congresso02062018

Regulamento Eleitoral do III Congresso - Clique aqui para visualizar o seu conteúdo.

regulamento eleitoral 3congresso02062018

Regimento do III Congresso - Clique aqui para visualizar o conteúdo e/ou fazer o download.

regulamento eleitoral 3congresso02062018

Relatório de Atividades - Clique aqui para visualizar o conteúdo e/ou fazer o download.

 

 

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 

2014/2018

 

  1. A UGT-ALGARVE

 

Introdução

 

A União Geral de Trabalhadores do Algarve, UGT-Algarve, iniciou a sua atividade a 20 de Março de 2010 com a realização do seu Congresso Fundador, tendo o seu segundo mandato começado no dia 22 de Março de 2014 com a realização do seu II Congresso, ambos na cidade de Faro.

 

A UGT-Algarve, à imagem de todas as Uniões, inseriu-se numa estratégia de implantação da UGT nas regiões, inscrita nos seus Estatutos no art.º 1.º - “uma União Sindical constituída por organizações sindicais e por trabalhadores que independentemente do ramo de atividade, profissão, função ou categoria profissional que representam ou a que pertençam, nela se filiem voluntariamente”, da mesma forma que deverão ser estabelecidas “formas de representação descentralizada a nível regional (...) que abarquem todo o território nacional”.

Ler mais...

regulamento eleitoral 3congresso02062018

Programa de Ação do III Congresso - Clique aqui para fazer o download.

 

PROGRAMA DE AÇÃO

2018/2022

 

1. INTRODUÇÃO

A Região do Algarve - Geografia e Clima

O distrito de Faro é composta por 16 concelhos. Antigamente designado por “Reino dos Algarves” estende-se ao longo de 5.412 km². A região algarvia localiza-se no extremo ocidental da Europa a sul de Portugal, sendo limitada a norte pelo Alentejo, a Leste pelo rio Guadiana e a Sul e Oeste pelo oceano Atlântico, evidenciando a linha de costa com uma extensão de 320 Km onde se podem encontrar perto de 100 praias.

Internamente, a região é subdividida em duas zonas, a Ocidente - oBarlavento e a Leste – desde Loulé  o Sotavento, potenciadas através da beleza natural da paisagem algarvia, dividida entre a costa, a serra e o barrocal.

As características climatéricas, nomeadamente, a temperatura amena e o predomínio de dias sem chuva, conferem especificidades regionais que têm potenciado o turismo assente no binómio sol - praia e têm, do mesmo modo, induzido ao abandono da região interior, com ambiente e paisagem vincadamente rural.

Ler mais...