Portuguese English French German Spanish

O CEFOSAP - Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional é um Centro de Formação Profissional de Gestão Participada, criado por Protocolo outorgado pelo IEFP e pela UGT e homologado pelo então Ministério para a Qualificação e o Emprego através da Portaria n.º 235-A/96.

CEFOSAP é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio. São suas atribuições a promoção de atividades de formação profissional para a valorização dos recursos humanos, numa perspetiva transversal da atividade económica, exercendo a sua competência de acordo com as orientações estratégicas definidas pela UGT.

O Centro tem como destinatários das suas atividades:

  • Os dirigentes ou quadros sindicais da UGT e sindicatos nela filiados;
  • Os trabalhadores associados dos sindicatos filiados na UGT e os empresários das entidades onde trabalhem sócios destes;
  • Os demais trabalhadores, ainda que não membros de sindicatos;
  • Os empresários que pretendam frequentar as ações.

Certificação do Centro como entidade formadoraO CEFOSAP está dispensado de certificação como Entidade Formadora, por desenvolver as atividades formativas previstas no seu diploma de criação, conforme disposto no art.º 4.º da Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, que regula o sistema de certificação de entidades formadoras. Até então, o CEFOSAP foi entidade acreditada no âmbito do sistema nacional de acreditação de entidades formadoras (DGERT - Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho).